Orgulho

captura-de-tela-2017-02-09-as-18-50-32

Ter orgulho dos filhos é digno. Ter orgulho de um legado é saudável. Acho o orgulho uma coisa besta quando ele é auto-dirigido. Orgulho é quase um pecado capital quando se derrete em torno do próprio umbigo. Tanto que no pai dos burros, ele carrega seu duplo sentido freudiano:

orgulho
substantivo masculino
  1. 1.
    sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.
  2. 2.
    pej. sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.

Como este blog nasceu com o formato de um divã em praça pública, vou confessar o que só diria para a Marta, minha competente, generosa e saudosa ex-analista. Hoje, fui soberba. Senti incontível  orgulho ao mandar meu email @pousadaacapela cheio de selinhos, prêmios e estrelas para uma reservas das minhas férias. Fiz a descoberta há pouco, quando recebi a resposta de um colega de setor, uma pousada de agroturismo em San Giminiano. Ele também tem selos e estrelas, mas as minhas são muito mais bonitas. Isso é orgulho e pretensão.

Na encarnação antiga, eu sentia muito orgulho das publicações nas quais trabalhei e dirigi. Não eram minhas, mas meu sentimento de posse era igual ao que tenho em relação à Capela, cuja escritura e CNPJ figuram em meu nome e no de minha sócia. Confesso novamente a soberba que eu tinha ao enviar mensagens assinadas com o selinho das marcas que eu tatuava no peito. Dava prazer. Dava satisfação. Era uma honra.

Quando mudei de casca, pele e vida, confesso, outra vez, tinha certa timidez. Para meu ego inflado e doente parecia pouco ser apenas “dona de pousada”. Me sentia (estupidamente) como aquele craque que tinha tido a aposentadoria antecipada por uma entrada dura e maldosa no joelho. Hoje, exatos três verões depois após um dia chatinho, nublado, congestionado de pepinos, tive essa saborosa epifania.

Orgulho besta, verdade. Mas eu quero tanto bem a ele. E, sinceramente, desejo que todos os que perderam o crachá — somam-se 12 MM — tenham a oportunidade de ter um orgulho besta assim.

6 comentários sobre “Orgulho

Deixe um comentário

