Com os cupins sobre a mesa

Captura de Tela 2016-09-05 às 19.11.35

Ontem assisti ao filme Aquarius. Ontem entrei em um túnel. É estreito. Parece escuro, mas a cada instante, imagens, com e sem movimento, iluminam as paredes com flash de situações que vivi. É silencioso porque é solitário, mas tem música porque músicas fazem parte da minha vida. É comprido, porque faz mais de 50 anos que caminho por aí, procurando a luz.

Ontem assisti ao filme Aquarius e fiquei muito emocionada. A interpretação da Sonia Braga, linda e digna aos 66 anos, me arrebatou e me deu esperança. Um dia chegarei lá.

A história é simples.Uma mulher sozinha, de meia idade, mora em um prédio na rua da praia de Boa Viagem, em Recife. É banalmente feliz. É normal. Por ser assim, acredita ter o direito de recusar uma oferta milionária de uma construtora que quer comprar seu apartamento para pôr tudo abaixo e construir um novo edifício. A recusa, que contraria a lógica mundial a qual o dinheiro, supostamente, compra tudo, é o fio condutor do filme. Por que ela não facilita? Por que ela não simplifica tudo? Por que ela não pega a grana e desempata a vida dos ex-vizinhos, dos filhos, do arquiteto e do construtor? Por que?

Por que ela precisa aceitar a proposta?

Por que ela não tem o direito de dizer não?

Por que ela não pode ficar na casa dela?

Enquanto me envolvia com o drama de Clara, nome da personagem, revi as inúmeras situações nas quais cedi para não criar confusão, para não empatar a vida alheia, para simplificar tudo… Fui me sentindo a antiClara. Fui me martirizando por ter sido tão cordial, tão débil, tão fraca. Fui me apaixonando pela coragem dela. Fui purgando todos os SIMS que disse, quando a vontade era ter berrado NÃO. Fui me corroendo. Revisitei os buracos da minh’ alma escavados por cupins vorazes. Túneis longos e profundos, como galerias de uma mina de diamantes fantasma.

Não quero, obrigada. Vou lembrar dos cupins sempre que titubear ao dizer essas três singelas palavras.

captura-de-tela-2016-09-05-as-19-16-07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “Com os cupins sobre a mesa

Deixe um comentário

