Sucesso para que?

Captura de Tela 2016-05-21 às 19.13.36

 

– “Gosto do jeito que você escreve. Queria que você me ajudasse.”

– “Claro, com prazer. Qual é o trabalho? O que você precisa?”

– “Vou fazer um blog, um site, um insta e um vlog. Quero ficar famoso. Fazer sucesso, sabe?”

Silêncio.

Mais silêncio.

Incomodo.

– “Oi, desculpe-me. Mas eu não sei. Não sei fazer “sucesso”. Não sei fazer ficar famoso. Não sou a pessoa que você procura.

Posso fazer uma pergunta?”

– “Claro. ”

– “Você quer ficar famoso pra quem?”

Silêncio.

Incomodo

– “Para ficar conhecido”.

Depois da resposta, me calei. Agradeci pelo convite. Pedi desculpas pela minha incompetência e desliguei. A conversa não se desligou de mim. Faz diz que penso nisso. Faz dias que tento entender a motivação. Faz dias que procuro racionalizar a minha recusa e interpretar o meu mal estar.

Sou pragmática. Se a resposta fosse ganhar muito dinheiro, acho que teria compreendido e até me esforçado para ajudar. Não tenho talento para ganhar muito dinheiro. Sempre preferi ganhar apenas o justo. De qualquer modo, respeito. Ganhar dinheiro (muito, pode ser dispensável) é fundamental para ter autonomia e liberdade. (Aproveito para fazer um parênteses e recomendar o livro da minha mestre e amiga de uma vida, Cynthia de Almeida, Ganhar, Gastar e Investir, que é uma aula sobre o assunto.)

Mas fama? Por que fama? Para que fama?

Você pode responder: “para conseguir um contrato de patrocínio e ganhar dinheiro?”

“Para ter muitos likes no FB”, para contar com muitos seguidores do YT, para ser reconhecido no shopping center…”

“Para ser respeitado pelos amigos e pela família”

“Para arrumar namorada”

Para…

Deve ser a minha idade. Devem ser as minhas ilusões perdidas. Deve ser a minha felicidade baseada no simples. Confesso não entender, muito menos saber como se faz. Muito menos encontrar outras razões compreensíveis para alguém ter este propósito na vida. Afinal, é tão difícil ficar famoso. Pode ser tão fácil ser querido e respeitado pelos amigos, pela família e arrumar uma namorada…

No século passado, celebridade era um atributo. Tinha valor. Tinha explicação. Havia reflexão. Eu mesma escrevi uma tese de mestrado para discutir os efeitos da sociedade do espetáculo no jornalismo. Outros tempos. Pré-digitais. O fluxo é outro. O sucesso e a fama, perdoe-me Hebe Camargo, tornaram-se relativas e seletivas. Sucesso como? Sucesso onde? Sucesso para quem? Fama com quem? Fama por que?

 

Acordo e decido tomar café da manhã no clube. Pego a bike e rumo para a ciclovia da Faria Lima. Na mídia urbana da esquina (que não sei mas como se chama mas cujo formato é um retângulo) tem a foto de um rapaz que desconheço. Ele usa boné e exibe um trícipes meia boca. Chego mais perto e vejo que trata-se de um reclame do Youtube, a big plafaforma do ano 2016 do século XXI. O garoto, cujo nome, descubro depois de uma busca no Google, é Whindersson Nunes, 8,1 MM de fãs. Nasceu no Piauí, é comediante e se autodenomina Lampião do Youtube. Ele é uma estrela da plataforma porque tem 8,1 MM de fãs. Ainda não o assisti o suficiente para entender porque faz “sucesso”, mas de qualquer modo fico feliz que alguém do Piauí possa estar no outdoor da Faria Lima. Esse poderia ser um bom motivo para o meu conhecido querer ficar famoso.

Captura de Tela 2016-05-21 às 19.14.09

Chego ao clube, estaciono a bike e peço um café expresso com pão com manteiga na chapa. Faz frio. Garoa. Continuo sem entender porque o meu conhecido me chamou para ajuda-lo. Sucesso para que? Sucesso para quem?

16 comentários sobre “Sucesso para que?

  1. Adorei!

    Adoro gente de sucesso – assim como a saudosa Hebe Camargo, ou Adriane e muitas outras… mas eu daqui dos dias dos meus dias no Cosme Velho só queria fazer mais uns showzins meus e cantar canções bonitas que aprendi a sonhar e gostar. Demais. Um beijo Claudia!

    Curtir

  2. Eu não suportaria a fama dos artistas,a falta de privacidade,o “ter que estar disponível”,para o público,os fãs,os simpatizantes.Sempre digo que,para sustentar emocionalmente uma vida de fama,tem-se que nascer com um que de sobrenatural.

    Curtir

  3. Sucesso é resistir o mau humor dos estressados diários, seja no trabalho, metrô, na faculdade ou na sua própria casa, entre familiares. Sucesso é mesmo com todos os problemas existentes na vida pessoal e profissional vc ainda acreditar que as coisas vão melhorar, é vc conseguir sorrir e desejar um bom dia para o porteiro, o gari, o seu zé da padaria. Sucesso é vc viver feliz apesar de tudo ir contra.

    Curtir

  4. Sucesso para mim é ser reconhecida na minha profissão, é ver meu filho graduado e concluindo os próprios sonhos, sucesso é poder ter uma casa aconchegante onde você chega e se sente bem, é ter um cachorrinho te esperando e fazendo festa, é deitar a noite e estar em paz com você mesmo! Sucesso é você ser feliz! Prefiro ser anônima e feliz!

    Curtir

Deixe um comentário

