Plano C

Captura de Tela 2016-03-10 às 21.48.33

O plano B virou A. O antigo A caminha para a extinção. Como prudência, dinheiro no bolso e canja de galinha não fazem mal a ninguém, parti para a construção do meu Plano C, que será B logo que deixar o plano das ideias e encarnar em um plano de negócios.

Dessa vez, vou fazer tudo direitinho. O time do Sebrae de Camaçari, meu município baiano, e de Salvador, a primeira capital do Brasil, estão me ajudando. A proposta é começar do começo. Fazer um plano estratégico, um plano de negócio e estressar, até o limite, todas as hipóteses antes de colocar a mão no bolso.

Já temos a ponta do fio da meada nas mãos. Agora é hora de investigar, pesquisar, ouvir, perguntar, consultar e ler tudo o que estiver disponível sobre o tema. Você deve estar pensando: “plano C em meio a crise?” Pois é, existem dois momentos bons para investir. Aqueles de profunda bonança, como quando inaugurei a minha pousada. E momentos de absoluta tormenta, como agora. Espero estar escolhendo um nicho de mercado que faça sentido – meio caminho andado para o sucesso de qualquer plano C.

Preciso fazer uma confissão: a escolha fala ao coração. Sou do time que defende que plano B bom é filho do prazer. Gostar de fazer faz toda a diferença no resultado do negócio – e na satisfação que você tira dele. É o meu caso. O meu plano inclui garimpo, pesquisa, viagens, interação com o público e planejamento. Tudo o que eu gosto e sei fazer.

Cachorro picado por cobra tem medo de salsicha. Vou repetir o modelo, bem sucedido, do meu plano A. Vamos começar pequeno. Vamos mirar o bom e deixar o ótimo para o futuro. O risco foi a primeira coisa que avaliamos. Ele é pequeno. Não gosto de arriscar demais. Não quero sentir pressão de investidor, banco ou acionista. Acredito no simples. Gosto de começar pequeno e ver crescer. É o meu perfil. Perdoem-me, portanto, pela falta de ousadia.

Em ritmo de baile permanente, voltei ontem para as quadras e hoje para a academia. Preciso de muita disposição e energia para trabalhar. Desconheço plano B, C ou D que dê certo ou gado que fique gordo sem o olhar e o suor permanente dono. O negócio próprio, pequeno ou grande, prospera quando o dono está ali, do lado, colado, trabalhando, pensando e colocando a mão na massa.

Quem diria, que menos de um ano depois, eu iria rever todas as minhas apóstolas do Empretec para começar de novo. Que Hefesto, o Deus do trabalho, e São José nos protejam.

 

 

 

 

 

20 comentários sobre “Plano C

  1. Olá Cláudia!
    Gostei muito do seu texto!! Admiro você e seu trabalho, sendo que senti vontade de compartilhar que no próximo dia 14 estarei fazendo o EMPRETEC em uma unidade do Sebrae em Sao Paulo! Também trabalhei quase 22 anos numa única empresa, então uso um pouco da sua motivação e experiências para seguir com um plano de negócios! Espero um dia poder conhecê-la pessoalmente! Desejo muito sucesso no seu Plano C!! Abraços
    Andréa

    Curtir

  2. Claudia.

    Você é uma inspiração .

    Eu moro na cidade das flores , em Holambra -SP, veja no que podemos ajudar .

    Saude e Sucesso ! Abraços

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtir

  3. Oi Claudia fui demitida ontem e ainda estou com a cabeça a mil… Até acordei cedo e me lembrei que tinha lido um artigo sobre você uma vez e acabei entrando no seu blog. Estava tentando trabalhar um Plano B mas não sabia por onde começar… Agora preciso que o B vire A ou sei lá… Nem sei por onde começar… Mas falar com você já está sendo o começo de algo diferente a procura de um novo caminho.Bjs

    Curtir

    1. Kelly, bom dia. Sinto muito mesmo. Sem ser cabotina, apenas querendo ajudar, o meu livro A vida sem crachá tem um passo a passo. Ele começa no dia da minha demissão. Cada capítulo fala de uma experiência, dos sentimentos e dos novos desafios. Espero que possa ajudá-la. Muita calma e muita força nesta hora. um forte abraço. claudia

      Curtir

      1. Obrigada, Claudia! Acabei de comprar o seu livro e a ideia era essa mesmo, sempre quis ler e agora tinha sido a primeira coisa que me veio à cabeça. Vamos nos falando por aqui… Abraço

        Curtir

      2. Claudia, bom dia!!! Terminei de ler o seu livro, olha o lado bom de ter tempo… Consegui ler com calma em uma semana. Gostei muito, como eu imaginava, tirei algumas dicas importantes e descobri outras coisas que não tinha conhecimento. Além de me identificar com alguns sentimentos do pos demissão. Meu desejo é chegar aos cinquenta com essa sensação de realização e de ter me encontrado. Considerando que estou perto, tenho que ser rápida e ter foco. Obrigada!!!

        Curtir

  4. Dale, adelante con el Plano C y si es necesario con el Plano Z. Lo importante es mirar para adelante, confiar en las propias fuerzas y las energías de aquellos que caminan en nuestro lado. Así como lo hace Dios, las cosas GRANDES…desde lo pequeño. Saludos de Paraguay. Ramón Cabello (tambien un “JORNALISTA” sem prensa”

    Curtir

  5. Olá Claúdia, tudo bem?

    Acompanho seu blog e página no Facebook há uns meses. Me inspira muito a forma como você vê sua vida e as diversas oportunidades no futuro.
    Sou administradora, tenho apenas 24 anos (apesar de trabalhar desde os 16, desde os 19 em grandes organizações) e após ver mudanças entre executivos e profissionais, já começo a planejar meus planos B, C, D…
    Não pretendo passar toda a minha vida lutando e tendo como meta atingir objetivos que me são dados pelo cargo que ocupo ou ocuparei, ainda que isso me seja necessário por algum tempo. Preciso em algum momento, viver e lutar pelos meus sonhos, ainda que isso custe perda do “status da carreira”.
    O texto que mais me emocionei ao ler foi “De volta à Rego Freitas”. Quantas vezes me vejo e vejo colegas no “aquário de vidro”! Enfim, que bom encontrar pessoas como você e entender que a vida é muito mais que aquilo que nos é vendido como “sucesso”.

    Um grande abraço,

    Curtir

Deixe um comentário