A culpa é de quem?

Deu tudo errado.

Não, ninguém morreu, mas o que era certo virou errado.

O objeto não coube na caixa. O parafuso não entrou na porca. O técnico do provedor de internet cancelou a visita. Sem avisar. A luz queimou. O contrato não fechou. A conta não bateu. Faltou dinheiro. Faltou cliente. Faltou comida. A bebida está quente. A criança ficou doente, Acabou o remédio. Deu tudo errado. A culpa é de quem?
Essa pergunta pingou feito goteira gelada na minha cabeça nesta semana. Não, ninguém morreu, mas o que era certo virou errado e o cansaço do final do ano, da mudança, das viagens (tomei cinco aviões nesta semana), dos 50 anos, do excesso de trabalho (graças a Deus) quebraram meu joelho. Daí deixei o monstrinho da comiseração dar uma voltinha no quintal. Rápido, articulou com a Dona Mente, a perversa, uma sessão rápida de auto-tortura.
A culpa é de quem? A culpa é de quem?

Dele. Daquele. De outrossim. Quando dei por mim, estava eu praguejando contra mim e contra as minhas escolhas só porque meia dúzia de bobagens combinaram de acontecer na terça-feira. Foi quando percebi como é frágil o meu controle operacional. Por que coisas pequenas nos abalam tão profundamente? Por que repetidas vezes chafurdamos nas armadilhas do pensamento destrutivo e recorrente? Por que os sentimentos ruins são tão mais poderosos do que o prazer e a felicidade?

Porque sou uma anta, gulosa, metida a perfeitinha. De soslaio me vi refletida na vitrine da loja de produtos naturais. Inteira, saudável, bem na vida. Compra um pão, um vinho tinto e festeja a vida dona Doida, porque a existência é curta, a senhora já passou para o segundo tempos e o placar é uma goleada.

De quem é a culpa? Minha, claro.

4 comentários sobre “A culpa é de quem?

Deixe um comentário

