Liberdade = segurança financeira

Certa vez, falei uma bobagem da qual tenho vergonha até hoje. Vou repetí-la. Quem sabe, o sentimento passa.

Disse para o meu presidente, um homem firme e inspirador, que tinha feito o planejamento orçamentário do ano seguinte com muito estudo e cuidado. Tudo estava nos conformes e sob controle. Temia apenas o aumento de certos custos, pois havia apertado o cinto até o último botão. Disse o que disse à espera de um elogio. Idiota. Burra. Estúpida. Nesta vida e na outra, só temos duas certezas: que vamos morrer e que podemos cortar custos.

Lembrei hoje dessa gafe corporativa enquanto espero no Correio para mandar meia dúzia de livros para uma leitora em Amsterdã, Holanda. Aprendi com o Valdemir Cunha a prestar esse tipo de serviço. A Amazon não liga para a minha concorrência e despacho o exemplar com autógrafo. Mas voltando aos custos, lembrei deles porque estou acabada.

Amanhã mudo de casa e faz alguns dias que organizo e monto caixas. Esse é o meu outro serviço. Me contratei para cuidar dessa parte da mudança. A decisão foi aritmética. Recebi um orçamento de três mil reais para uma mudança com mordomia. Não fazia nada. Só olhava e ia para a casa nova carregando minha bolsinha. Recebi um segundo orçamento de mil reais. Condição: colocar tudo dentro de caixas. Achei dois mil um bom salário para cuidar das minhas próprias coisas. E lembrei do Jota, o presidente. Ele agora teria orgulho de mim. Me tornei realmente implacável na gestão de custos. Nada passa. Nada perde-se. Nada se desperdiça. Juro que não é avareza. É um projeto de vida.

Quanto menor for o meu custo, maior será a minha segurança financeira considerando o que ganho como “pousadeira”, jornalista, escritora, palestrante e investidora. Quanto maior for a minha segurança financeira, maior será a minha liberdade. Liberdade significa poder escolher o que eu quero fazer, quando e como. Por exemplo, poder dispensar a busca por emprego fixo em franca extinção. Poder não precisar fazer aquilo que não me dá satisfação nem prazer. Liberdade significa também imaginar que daqui a cinco anos vou me dar um sabático de um ano para viajar pelo mundo que ainda não conheço e rever o mundo que me dá saudade.

Bora dormir, que ainda faltam algumas caixas para amanhã bem cedo.

3 comentários sobre “Liberdade = segurança financeira

  1. Caixas de mudança são terapêuticas, acredite.
    Quando me mudei de cidade pra tentar mudar o rumo da minha vida, contratei uma dessas empresas que fazem tudo por você. Mas apegada que eu era com minhas coisas, dei uma “ajudazinha” pro pessoal.
    Mas, ao chegar no destino, era uma mudança de um estado pro outro, eles descarregaram, montaram os móveis e empilharam as caixas. Pronto! Só restava eu, marido, filho e um monte de caixas pra todos os lados. Foram dias, abrindo, literalmente, a nossa vida empacotada em caixas. Não tive tempo pra pensar nem tampouco pra chorar pela mudança de rumo da vida. Estabelecia metas de quantas caixas eu abriria por dia e quando me dava conta, o dia havia passado e o passado já não me fazia mais falta…

    Curtir

Deixe um comentário

