O homem que falava árabe

Captura de Tela 2015-09-23 às 19.57.10

Calor, 35 graus. Caminho devagar em direção ao trem. Na minha frente, um homem fala em árabe. Não sei o que diz, mas pela entonação percebo que está animado. Penso em geopolítica. Imagino que está comemorando o fato de sua família síria ter conseguido cruzar a fronteira e agora está abrigada na Alemanha.
Seguimos no mesmo passo, a três metros de distância. No início da escadaria da estação Ceasa, em São Paulo, ele atende uma ligação em português.

– Oi chefe, tudo bem? Tá sentado? Não ? Então senta. Por que? Porque eu vendi 220 linhas de telefone e rádio Nextel, pacote completo, para o Box 339 do Ceasa. Não acredita? Estou indo ao escritório esfregar os boletos na sua cara! Hahaha. Como eu consegui? Simples. Muito simples. Sou um homem culto. Falo árabe. Aprendi com o meu pai, se esqueceu? Ele veio do Líbano com a guerra. Somos libaneses, lembra. Então, cheguei no escritório falando em árabe. A secretaria achou que eu era parente do senhor Fuad e me deixou subir. Fui direto para a sala dele. Cheguei dando bom dia e louvando a Deus. É infalível com os sírios, libaneses e turcos. Ele me fez sentar, gostou da promoção e comprou 220 linhas. Bati a meta, chefe!!! E quer saber mais, estou entrando no trem agora. Vou baldear no metro e antes das 15 estou ai. Deixarei os papéis e vou para casa descansar. Comemorar com a minha mulher. Quer me demitir? Não estou nem ai.”

Habibis desliga o telefone às gargalhadas. É um homem feliz. Disse para o chefe tudo o que estava engasgado, com a tranquilidade de ser insuperável ao menos no Box 339 do senhor Fuad. Não resisto. Caminho até ele, estendo a mão e lhe dou os mais sinceros parabéns.

Deixe um comentário

