A falta que a experiência faz

Captura de Tela 2015-08-21 às 12.34.31

Nasci no dia 2 de novembro. Finados. Dia dos Mortos. Feriado. Quando eu era criança, era uma data triste. As famílias, inclusive a minha, iam ao cemitério em cortejo lembrar e chorar seus mortos. Era nobre. Era digno. Era emocionante. Mas eu queria festa, farra e presente. Queria alegria. Pique-pique. Bolo, Coca-cola e coxinha. Não tinha, porque não havia clima e porque muitos amigos viajavam logo depois da visita ao cemitério, já que sempre era feriado. Tiro essas memórias do baú para falar de experiência. E da falta dela. E do medo absurdo que tenho de ficar sozinha nas minhas festas ou eventos, como por exemplo a próxima terça-feira, dia 25, data do lançamento do meu livro.

Sempre que organizo uma festa, sofro loucamente. É um paradoxo, porque adoro fazer e organizar festas e eventos. Já fiz algumas antológicas e gigantes. O meu sofrimento é psiquiátrico, eu sei. Ele está relacionado ao medo patológico que tenho de que ninguém virá. Pode ser o meu aniversário ou um grande prêmio da televisão brasileira. Pode acontecer na sala da minha casa ou no Golden Room do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Não importa. A paura e o descontrole são iguais. Horas antes de começar, tenho todos os sintomas. Dor de barriga, suor, nervoso, ansiedade, falta de ar e descontrole. Fico pálida. Trêmula. Caquética. Me xingo por ter inventado moda e entrado naquela roubada.

É irracional, eu sei. Como sou pragmática, pesquisei e encontrei um motivo, uma razão para esse sentimento. Descobri que ele é fruto da minha falta de experiência em ter e fazer festa de aniversário. Uma deficiência iniciada na infância, que não consertei na adolescência nem na idade adulta. Comecei a festejar minha nova idade depois dos 40, quando criei coragem de enfrentar esse medo. Farei 50 em novembro, me falta experiência e aprendizado.

Quem nunca fez, não sabe se sabe fazer. Nem se sabe fazer certo. A experiência e a repetição vão, com o tempo, tranquilizando a gente. Por isso, os grandes empreendedores costumam errar, fracassar, abrir e fechar negócios. Sem cerimônia. Sem pudor. A tal da experiência e do conhecimento advindos da tentativa e erro. Eles têm uma média de cinco erros para um acerto!!! Assustador. Quer saber porque eles não se abalam nem cortam os pulsos? Porque têm experiência em empreender e sabem colocar os pingos nos “is”. Quando um EMPREENDEDOR maiúsculo fecha uma empresa, ele entende que o erro estava no negócio e não nele. Ele não fracassa, ganha experiência. Quem fracassa é o negócio. E mais. Ele entende que aquela experiência de erro e de fracasso será fundamental para próxima empreitada, que, portanto, nascerá com uma probabilidade maior de vingar e ser um sucesso.

Quem não tem experiência, como eu, olha para essa equação e duvida. Afinal, lançar-se ao mar com um projeto novo e vê-lo naufragar parece o ensaio do fim do mundo. A morte. Acordei pensando nisso hoje. Dia 25 de agosto, um ano depois de perder o crachá, lanço o meu livro. É o meu plano B virar escritora, palestrante e consultora. Se não emplacar, o que eu faço depois? Pensei, cogitei uma lista e decidi. Vou escrever um novo livro, outro e mais outro até o meu contrato comigo mesma acabar (tenho mais quatro anos e meio de pró-labore garantidos) e a vontade de escrever passar. Decidi experimentar, experimentar e experimentar. Aprender na marra, como os grandes. Sem medo de errar ou fracassar.

Essa tomada de decisão matutina, cheia de coragem e furor, não quitaram o meu temor original. Acordo e durmo pensando na possibilidade de ficar ali sozinha no primeiro andar da livraria Cultura, esperando os amigos e os leitores chegarem para comprar um livro e pedir um autógrafo. Fico imaginando o constrangimento dos vendedores, sem saber o que fazer com a pilha empoeirada e, principalmente da vergonha alheia dos amigos presentes tentando achar uma rota de fuga. “Desculpe, preciso ir embora, porque tenho um velório para ir”. A previsão do tempo diz que vai chover, o que já é uma desculpa para a fila pequena e sala vazia. Na dúvida, talvez, valha a pena contratar uma caravana de estudantes, como aquelas que iam no programa de auditório no Silvio Santos na minha infância. Se não tenho experiência, posso aprender com a dele.

17 comentários sobre “A falta que a experiência faz

  1. Sou compradora, leitora e indicadora certa! Você é talentosíssima e com uma sensibilidade cativante.
    Que a serenidade seja sua parceira nesse projeto que com certeza JA DEU CERTO!
    Um abraço.

    Curtir

  2. Não tem como dar errado amiga!!!! Já é um sucesso!!! Estarei aqui em Salvador e tenho certeza que dia 25 ai será sucesso!!!!! Afinal, talento vc tem demais!!! Um grande beijo, Martinha.

    Curtir

  3. Oi Cláudia, você escreve com o coração. Conheci você hoje é já me sinto próximo. Parabéns! Certamente tentarei fazer parte de sua festa dia 25. Obrigado por esse ótimo texto.

    Curtir

    1. Rodrigo, muito obrigada pela mensagem. Fico feliz que gostou do meu texto e do meu jeito de contar minhas histórias. Será um prazer conhecê-lo pessoalmente no dia 25. Se for, por favor, se apresente. “Sou o Rodrigo Lima que te escreveu na sexta-feira”. um beijo

      Curtir

  4. Cláudia já sou sua fã, será um sucesso o lançamento do livro, estarei com ou sem chuva, e estou convidando meus amigos. Em Outubro estarei pela primeira vez em Salvador, e farei o possível para ficar na sua pousada. Beijos….até terça-feira.

    Curtir

Deixe um comentário

