“Era uma noite de verão e fazia muito calor. Coca voltava para casa triste como um cão. Tinha brigado com o seu namorado. Na calçada da avenida larga, Coca viu um rabo comprido. Depois, quarto patas, mais um punhado de bigodes e um par de olhos brilhantes. Eram tão verdes que pareciam dois faróis no escuro.

– Que gatinho lindo, pensou.

 Ela gostava de gatos. Há cinco anos dividia o apartamento com Zanzibar, um gato loiro e forte. Coca seguiu caminhando para casa. Curiosa, deu uma olhada para trás para ver de novo o gato.

 – Ele está me seguindo, pensou.

 Estava mesmo. O gatinho preto caminhava par e passo com ela. Resoluto, a perseguia. Então, Coca chegou à porta de seu prédio. Antes de abrir o portão do edifício Brasília, olhou para o bichano e perguntou, meio séria, meio brincando:

 – Gatinho, quer ir para casa comigo?

 O gatinho não teve dúvidas. Olhou bem nos olhos de Coca, deu um miado gentil e seguiu par e passo atrás dela. Os dois cruzaram a porta de vidro do hall de entrada e foram em direção ao elevador. Antes de entrar no cubículo, Coca olhou de novo para o gatinho e falou:

 – Se você quiser vir, venha.

 O bicho peludo não pensou duas vezes. Deu seis passinhos miúdos e embarcou. Os dois seguiram em silêncio até o décimo quarto andar, onde morava Coca. Calmamente, ela abriu a porta do elevador, virou à direita em direção ao seu apartamento e enfiou, de primeira, a chave na porta. A fechadura abriu seca. Antes de entrar, ela falou novamente ao felino:

 – Se você quiser mesmo vir, venha. Prometo te amar muito.

 O bichano, de novo, não teve dúvidas. Empinou o rabo e voou para dentro de casa. Nem bem entrou, deu de cara com o Zanzibar.

 – Gatinho, este é o Zanzi, apresentou Coca. 

– Zanzi, este é o gatinho que me encontrou na rua. Ele pode viver aqui conosco?, perguntou ela ao rei dos móveis.

 

Zanzi, claro, não respondeu de cara. Roçou na perna de Coca e foi cheirar o gatinho. A simpatia imediata fez Coca achar que o gatinho era fêmea. Bingo, era mesmo.

– Gatinha, você é muito linda e o Zanzi gostou de você. Se quiser ficar conosco, agora precisa ter um nome. Que tal Nuit, que significa noite em francês?

 A bichinha, meiga como só os vira-latas sabem ser, soltou um miado gostoso, concordando com o convite e o batismo. Há 20 minutos e dois quarteirões, tinha escolhido viver aquela vida. Desde aquele instante, os três viveram felizes para um sempre que durou 10 anos. Mas o tempo, convenhamos, não tem nada a ver com esta história.

 Escrevi esse conto faz muitos anos. Lembrei dele porque estava pensando sobre como é difícil escolher caminhos quando temos toda a liberdade do mundo para decidir o que fazer e ainda estamos presos a um sentimento, objeto, pessoa que não nos “pertence” mais. Vale para morte, divórcio, separação, demissão, aposentadoria, fim de ciclo e mudança.

Quando perdi o crachá, essa foi uma das minhas maiores dificuldades. Tinha um mundo de possibilidades e não sabia o que fazer e nem por onde começar. Diferentemente da gatinha Nuit, fiquei vagando pela noite escura atrás de um “dono”. Não sabia quem ou o que escolher. Normal para quem, normalmente, tem dúvidas. Anormal para alguém como eu, que havia escrito todo o argumento da minha vida. Confesso: para mim, difícil é titubear. Sou aquele tipo chato que sempre sabe o que quer. Penne al funghi. Vinho tinto. Viagem para a Birmânia. Calça jeans escura. Sorvete de Cupuaçu. Na categoria folclore, sou capaz de comprar uma televisão prenha de tecnologias em menos de cinco minutos. Os vendedores ficam assustados e felizes. E por que não sabia o que fazer com a minha vida quando mereci o total controle sobre ela?

Hoje, olhando no retrovisor e fazendo engenharia de obra feita, acho que a resposta é carência e vaidade. Achava, naquela época, que só seria feliz outra vez se tivesse um novo e reluzente crachá para exibir. Acreditava que procurar a minha melhora era ter um novo aquário de vidro para levar minha cadeira de prego e mostrar a minha competência. Uma coisa infantil do tipo: “não me quiseram no time deles? Agora é que vou ganhar a Copa do Mundo só para mostrar o craque que eles perderam”. Bobo, ridículo, sem noção. Mas foi assim. Graças a essa bobeira, como Aquiles, perdi o poder de minha maior qualidade que é saber escolher, bem e rápido.

Mais uma vez, não buscava salário, nem poder, nem meritocracia, muito menos algo que amasse fazer. Queria apenas resgatar a autoestima, receber afagos e carinhos. Queria ser querida e disputada. Pobre de mim. Como a gata, poderia ter encurtado o caminho e encontrado de cara um sofá quente para aninhar os meus projetos mais antigos e desejados. Penei. Sofri. Aprendi. Também quebrei a cara literalmente, mas, essa é uma história que conto no livro A Vida Sem Crachá.

A boa é que consegui deixar esse sentimentos e pensamentos bobos e incomodamente recorrentes no buraco molhado e fundo no qual me meti. Por livre e espontânea vontade, afundei. Pessoas queridas estavam por perto, preocupadas em evitar meu afogamento. O resgate tive de fazer sozinha. Não tem outro jeito. Por livre e espontânea vontade, voltei à tona e nadei até a outra margem.

Devia ter lembrado antes da história da minha gatinha Nuit.

17 comentários sobre “Todas as escolhas do mundo e a história da gata Nuit

  1. Oi Claudia

    A vida corporativa é uma ampulheta com a âmbula inferior fixa a uma base. Começamos na âmbula superior e não percebemos a areia baixando para a inferior. Quando a areia baixou completamente, cabe a nós quebrarmos a redoma de vidro para nos libertarmos do universo corporativo que terminou. Entretanto, esta ruptura emocional, não ocorre na mesma velocidade do tempo (no momento em que a ampulheta avisa que terminou).

    Temos várias referências na vida que nos ensinam e estimulam a seguir para vida corporativa: a família, a mídia, a formação escolar, os amigos, entre outros. Entretanto, não temos nenhuma referência ou apoio que nos ensine a sair da vida corporativa…

    Por essa razão, você não conseguiu se lembrar em tempo hábil da sua história da gatinha Nuit…

    Parabéns pelo excelente texto!!!

    Curtir

  2. Xará, Estou viciada nos teus textos. Sério! Como me identifico com eles, como me encanto com o ritmo e a poesia do que escreve. Por favor, continue sempre! Beijos, Claudia

    >

    Curtir

  3. Olá Claudia! Gostaria q soubesse que é muito bom ler seus textos. Experiência quando é compartilha nos faz perceber o quanto aprendemos, crescemos e podemos achar um caminho para nós sentimos melhores, sem crachá.
    Desejo a vc muito sucesso em todas as áreas da sua vida.
    Abraço

    Curtir

  4. Claudia, parabéns por mais este texto, mostrando coragem de compartilhar momentos de sua vida, com outras pessoas. Já tive a oportunidade de lhe escrever de como me identifiquei com sua história, pelo momento parecido que estou vivendo, e está me estimulando a fazer o mesmo, escrever sobre minha experiência, não só profissional, como a pessoal também e toda a minha trajetória na oeganização que fiquei 19 anos e agora estou para a carreira solo. Parabéns.

    Curtir

  5. Claudia, eu uso moleskines para fazer minhas anotações. Como engenheiro, adorava os com páginas quadriculadas, que me permitiam manter tudo organizado.
    Com o tempo, aprendi a usar também os com páginas pautadas, mas nunca tinha ousado usar os com página em branco.
    Um dia usei também e adorei a liberdade.
    Gosto das 3 versões do moleskine. Cada um tem seu tempo e hora.
    É como a vida. As vezes ter um pouco de estrutura e alguém te guiando é bom. As vezes ter uma página totalmente em branco na frente te apavora, as vezes não e sai um desenho lindo.

    Curtir

  6. Muitas vezes a liberdade de escolha e caminhos é o que nos prende… principalmente quando fomos condicionados a vida toda a seguir o mesmo caminho de sempre… Tem que ter muita coragem pra sair da gaiola…

    Adorei o texto, como sempre! 😉

    Curtir

  7. Conseguiu dizer o que estou tentando identificar há mais de um ano. Tenho dois sonhos: o profissional e o pessoal, sendo que estou sem ambos desde o ano passado. Sigo tentando recuperá-los de diversas maneiras, me sentindo vazia às vezes e perdendo tempo – já que ainda não os retomei por razões externas a mim. Minha mãe sempre me diz: filha, você é livre! Faça o que quiser! E penso: o que quiser? Meu Deus, o mundo é tão grande, quero ele todo e não sei por onde começar – e aí volto para meus antigos objetivos. Difícil decidir quando desistir ou insistir. Obrigada pelo texto, me desengasgou.

    Curtir

Deixe um comentário

