Metamorfose ambulante

Raul Seixas/ Foto Ivan Cardoso
Raul Seixas/ Foto Ivan Cardoso
– Toca Raul!!!!

O grito dos fanáticos seguidores do músico baiano, morto em agosto de 1989, cortou como um raio meu pensamento quando reli o resumo que eu havia escrito sobre minha persona profissional, publicado no Linkedln, no longínquo mês de outubro de 2014.

– Metamorfose Ambulante. Toca Raul!!!!

O texto que escrevi narrava minha experiência com diretora superintendente. Falava de marketing, gestão de pessoas, planejamento, estratégia de marca e controle financeiro. Falava, também, sobre o desejo de retomar o trabalho editorial e discorria sobre novas fronteiras digitais e áreas relacionadas ao fortalecimento de marcas por meio da produção de conteúdo próprio e de eventos proprietários.

Não menti, não exagerei, não inventei. Relendo o resumo, no entanto, não me vi, não me achei, não me reconheci. Sim, sei que só se passaram seis meses, mas a sensação é de eternidade. Por que o tempo acelerou? A resposta é tão simples quanto celestial. Porque descobri o que eu queria ser e o que desejava fazer. A metamorfose foi orgânica e radical. De lagarta à borboleta, para ser generosa comigo mesma.

Mudar não é um exercício fácil. Mudar pode ser um tormento quando a gente não sabe para onde. Nem para o quê. Estou aqui toda gabola falando da minha encarnação borboleta, mas penei bons cinco meses para descobrir o que seria de mim quando saísse do meu casulo feito de dúvidas, medos e incertezas. Mergulhei nas profundezas do inferno de mim mesma e só emergi porque escolhi o mundo dos vivos.

Para os que me procuram querendo trocar ideias e experiências, sugiro um atalho que leva direto ao purgatório. Pergunte-se. Questione-se. Indague-se. O que gosta de fazer? Quais são seus sonhos? Seus desejos mais profundos? Se ganhasse na loteria, faria o quê? Está pensando em empreender? Em caso positivo, o que faria se recebesse uma proposta de trabalho durante a feitura do Plano de Negócio? Pensou em estudar? O que? Quanto mais perguntas e respostas tiver, mais fácil será encontrar o caminho e iniciar a mudança. A metamorfose.

Toca Raul!!!!!

15 comentários sobre “Metamorfose ambulante

  1. Excelente, Claudia! Como já mencionei, você escreve brilhantemente. Parabéns!
    E sim, mudar dá muito mas, muito trabalho mesmo. Mas, como vale a pena, não? um beijo

    Curtir

  2. Me sinto exatamente assim… Após 22 anos de trabalho, finalmente sem crachá. Me descobrindo na fase casulo. Vamos ver qual espécie de borboleta nascerá. ..

    Curtir

  3. Claudia, tenho lido sempre seus textos aqui e, no último mês, ainda mais!
    Eu também trabalhava na mesma empresa que você. Aliás, minha segunda passagem por lá. Costumo dizer que foi minha segunda encarnação. Saí há dois meses por vontade própria (talvez não tão própria assim), mas ainda me sinto meio esquisita, meio “órfã”. Talvez você consiga entender esse sentimento do qual estou falando. Como você, sempre adorei estar lá e fazer aquele trabalho. Mas, de repente, me vi imersa em algumas insatisfações, que nem sei se eram minhas mesmo ou das pessoas a minha volta. Enfim, saí e cá estou eu em outra empresa (que por sinal não tem crachá “físico”, mas tem o mental. Rs), meio sem rumo, sem saber o que estou fazendo aqui e para onde estou caminhando.
    E aí li esse trecho: “Mudar não é um exercício fácil. Mudar pode ser um tormento quando a gente não sabe para onde. Nem para o quê. Estou aqui toda gabola falando da minha encarnação borboleta, mas penei bons cinco meses para descobrir o que seria de mim quando saísse do meu casulo feito de dúvidas, medos e incertezas. Mergulhei nas profundezas do inferno de mim mesma e só emergi porque escolhi o mundo dos vivos.”
    E me dei conta de que é isso que está acontecendo comigo!
    Então, o próximo passo é fazer aquelas muitas perguntas que estão no último parágrafo e realizar a tão sonhada metamorfose!
    Muito bom ler seus textos! São inspiradores!

    Curtir

  4. Estou adorando seus textos….. vivo uma fase de transformações também 😉 Está surgindo o despertar de uma nova consciência…. o mundo está mudando, os valores estão mudando…..

    Curtir

Deixe um comentário

