O livro do João e o amor que ele traz

Hoje o post seria sobre uma aula que dei na ESPM à convite do meu amigo Jorge Tarquini. O tema — jornalismo — e a descoberta — tudo o que sei é que não sei — ficarão para amanhã. Estava com um milhão de emails atrasados e reservas por fazer, quando abro a mensagem do meu irmão, Pedro Menezes, sobre o livro que ele vai lançar sobre o João, o Jojo, meu sobrinho. Vai se chamar “Caderno de observação de um filho”. São desenhos e textos curtos, nos quais Pedro, pai de primeira viagem, fala da experiência de ser pai e descreve com rara sensibilidade e carinho as descobertas dele e as do João sobre a vida e uma nova vida.

Me emocionei. Me encantei. Me surpreendi. Sabia que meu irmão era um cara diferente. Artista, ateu e meu irmão, não podia ser normal. Mas Pedro, que é tímido e por isso nem parece meu irmão, expõe o coração, pulsando, a cada página do livro. Observamos o crescimento de Jojo, mas principalmente o brotar de um homem novo, de um pai, que se encanta com o poder da vida e da obra. A obra prima da criação de um novo ser, diferente da gente, igual da gente.

Sei que sou suspeita porque sou louca por meu irmão e por meu sobrinho, mas a narrativa é envolvente e encantadora. As jovens moças que lerem o livro poderão entender o que se passa na cabeça de um macho alfa — meu irmão, dizem minhas amigas, é muito bonito — quando ele vira pai. E os futuros jovens pais poderão se preparar para a aventura mais revolucionária de nossas vidas.

Daí, fiquei pensando no meu pai. Por ser de outra geração, ele perdeu algumas tantas coisas legais por não ser comum na minha época pai ficar cuidando de filho. Isso era coisa de mãe. Mesmo assim, quando chegava cedo, me punha para dormir e ficava alisando meu nariz até eu derreter de sono. Hoje, ele se derrete pelo Chico, meu filho, e pelo Jojo, meu sobrinho. Todos juntos e misturados, somos uma família, muito pequena, muito feliz.

2 comentários sobre “O livro do João e o amor que ele traz

Deixe um comentário

